segunda-feira, 22 de novembro de 2010

INSUFICIÊNCIA RENAL

Pacientes graves com insuficiência renal têm tratamento especializado no HGE

   
  
        Desde março, HGE dispõe de quatro máquinas de hemodiálise para assegurar o tratamento de pacientes graves internados
    Medidas simples como praticar exercícios físicos, ter uma dieta saudável, não fumar e controlar a hipertensão e o diabetes podem prevenir o surgimento das doenças renais. Para aqueles que já desenvolveram insuficiência renal, a hemodiálise é um dos tipos de tratamento que garante a melhoria da qualidade de vida.
    Para pacientes que estão internados em unidades hospitalares e são portadores de insuficiência renal, poder contar com um serviço de hemodiálise que faz toda a diferença na assistência à saúde. Esse é o caso do Hospital Geral do Estado (HGE), que desde março dispõe de quatro máquinas de hemodiálise para assegurar o tratamento de pacientes graves internados.
     De acordo com o gerente geral do HGE, Carlos Alberto Gomes, o atendimento de pacientes graves no hospital geral teve um salto de qualidade com a implantação do serviço de hemodiálise, que passou a acolher de forma integral aqueles que apresentam insuficiência renal.
    “Com as sessões de hemodiálise sendo realizadas no HGE, deixamos de transferir pacientes graves internados com doença renal aguda para outras unidades hospitalares. Essa nova logística do serviço de nefrologia possibilitou um avanço na atenção à saúde de alta complexidade prestada pelo SUS em Alagoas”, destacou.
    A médica nefrologista, Luciana Sampaio, informou que o serviço de nefrologia do hospital é formado por uma equipe de oito médicos nefrologistas, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem.
   “As sessões de hemodiálise são realizadas no período da tarde e tem como objetivo aumentar a sobrevida dos pacientes graves que não têm condições de serem transferidos para realizar diálise”, explicou, acrescentando que desde a implantação do serviço já foram feitas cerca de 170 sessões de diálise.

Tratamento - A hemodiálise é uma terapia de substituição renal, que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia.
    Os especialistas recomendam que a população faça, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a função dos rins, como sumário de urina e exame de sangue para verificação da dosagem de uréia e creatinina.
    As pessoas que são acometidas por doenças que levam a perda das funções dos rins podem apresentar sintomas como fraqueza, perda de apetite, náuseas, vômitos, inchaços, palidez, falta de ar e anemia.

Fonte : Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário