sexta-feira, 19 de novembro de 2010

INSUFICIÊNCIA RENAL

Vigilância Sanitária inspeciona hemodiálise do Hospital do Açúcar
    
  Foram verificados o sistema de tratamento de água e as condições físicas das máquinas que realizam a hemodiálise
  • Assessoria - Sesau
Cumprindo uma determinação da procuradoria do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), técnicos da Vigilância Sanitária Estadual realizaram uma inspeção, nesta quarta-feira (27/01/10), na clínica de hemodiálise do hospital do Açúcar e não encontraram nenhuma irregularidade.
Durante o monitoramento, foram verificados o sistema de tratamento de água e as condições físicas das máquinas que realizam a hemodiálise. A equipe também coletou amostras da água utilizada para abastecer a unidade de saúde e encaminhou ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen) para análise pelos técnicos do laboratório de físico-química e microbiologia de produtos. O resultado deverá ser apresentado num prazo de dez dias.
 Segundo a assessora técnica da Vigilância Sanitária Estadual, Ione Almeida e a gerente de Serviços de Comércio de Alimentos, Márcia Alves, após a inspeção, foram comprovadas que a estrutura física e os equipamentos disponibilizados para a realização dos procedimentos atendem aos pré-requisitos estabelecidos pela Anvisa.
 Caso se constate alguma irregularidade, ainda de acordo com a assessora técnica Ione Almeida, a direção do hospital do Açúcar terá que se adequar. “Qualquer problema no processo de hemodiálise pode trazer danos irreparáveis à saúde dos pacientes que sofrem de insuficiência renal, por isso nosso trabalho deve ser bem criterioso”, frisou, ao destacar que algumas pendências constatadas anteriormente no local já foram sanadas, a exemplo da troca de máquinas de hemodiálise e do cardiógrafo.
 Pendência – A gerente de Serviços de Comércio de Alimentos, Márcia Alves, salientou que a unidade hospitalar ainda possui uma pendência a ser regularizada. “Trata-se do curso de especialização para os enfermeiros, que já teriam concluído o curso na Uncisal, mas ainda não receberam os certificados de conclusão, que é uma das exigências para atuar em um serviço de hemodiálise”, disse.


Extraído do site: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=194684

Nenhum comentário:

Postar um comentário