A aquisição dos novos equipamentos faz parte da estratégia para assegurar toda a infraestrutura necessária ao atendimento dos pacientes.
Repórter: Ednar Costa
Fonte: Ascom/Sesau-AL
Médicos e enfermeiros do Hospital Geral do Estado (HGE) foram treinados sobre o funcionamento de duas novas máquinas de hemodiálise, que vão garantir a ampliação do serviço de nefrologia e melhoria da assistência aos pacientes graves que possuem insuficiência renal. Representantes do fabricante dos equipamentos repassaram informações técnico-operacionais sobre o seu devido manuseio.
A aquisição dos novos equipamentos faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da gerência do HGE para assegurar toda a infraestrutura necessária ao atendimento dos pacientes.
“Com o término das obras de reforma e ampliação do hospital, será imprescindível mais equipamentos. Por isso estamos nos antecipando na organização dos serviços”, informou Carlos Alberto Gomes, gerente geral do HGE, acrescentando que a Sesau já está providenciando processo licitatório para aquisição de kits de hemodiálise destinados às novas máquinas.
De acordo com Carmen Dantas, gerente de enfermagem do HGE, os equipamentos possuem tecnologia de ponta e deverão entrar em funcionamento nos próximos meses. “Além do conhecimento técnico, os profissionais participaram de discussão de casos clínicos“, informou.
Carlos Alberto Gomes destacou que o atendimento de pacientes graves no hospital geral teve um salto de qualidade com a implantação do serviço de hemodiálise, que passou a acolher de forma integral aqueles que apresentam insuficiência renal.
“Com as sessões de hemodiálise sendo realizadas no HGE, deixamos de transferir pacientes graves internados com doença renal aguda para outras unidades hospitalares. Essa nova logística do serviço de nefrologia possibilitou um avanço na atenção à saúde de alta complexidade prestada pelo SUS em Alagoas”, destacou.
Fonte: Ascom/Sesau-AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário